terça-feira, 11 de março de 2008

Manuel Vilarinho e Verónica Leonor na Cooperativa Árvore

A Galeria Árvore inaugurou no passado dia 6 de Março duas exposições:
"MANUEL VILARINHO - PINTURA E DESENHO 2001/2006" e Jóias de VERÓNICA LEONOR.
Até 25 de Março de 2008.

MANUEL VILARINHO - "Manuel Vilarinho - Pintura e desenho 2001/2006" - Exposição de desenho e pintura


"(...)Agora, num momento em que a máquina já não se prefigura como sinónimo absoluto de progresso, e como que num regresso a um tempo que aposta na diversidade de experiências temporais, o que corporiza a organização das paisagens de Manuel Vilarinho é o passeio, o lento saborear do visível, embora completado pela fugacidade de quem passa de carro numa estrada e apreende, em brevíssimos instantes, as informações visuais que sobressaem da massa da paisagem natural. "

Emília Ferreira, in catálogo de exposição individual, Casa da Cerca, Almada,2006



VERÓNICA LEONOR - Exposição de jóias



"[...] A joalharia, hoje, ganhou uma dimensão imagética que ultrapassa a função formal e social a que estava presa. Liberta dos materiais ricos: Ouro, prata e pedras preciosas, democratiza-se e comunga dos tempos primordiais em que o osso, a fibra vegetal, o barro ou a pedra comum serviam o objectivo imediato de ornamentar, significar ou simbolizar.Espírito e matéria conjugam-se e o uso reinventa-se em associações inesperadas para o próprio autor.
Verónica Leonor compreendeu essa metamorfose do acto de adornar. Espírito inquieto, os seus olhos brilham diante de uma pedra de cor e brilho inesperado, seja ela preciosa ou comum. As suas mãos movem-se em movimentos finos e acariciadores quando torce um fio a que quer dar forma. Vi-a deslumbrada e ávida de conhecimento, perante jóias marroquinas, turcas, indianas. Ansiosa em descobrir os mistérios que determinaram a sua existência, dos ritos e rituais em que se envolveram. [...]"

Excerto de texto de Luísa Gonçalves, in catálogo da exposição, Árvore, 2008


Sem comentários: